13º Festival de #Música de #Ourinhos – 20 a 27 de Julho de 2013

Chegamos à 13ª edição do Festival de Música de Ourinhos, evento organizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Associação de Pais e Amigos da Escola Municipal de Música de Ourinhos.

Este ano, a convite da Secretaria Municipal de Cultura, a direção artística do FMO está a cargo do renomado violoncelista brasileiro, Antonio Lauro Del Claro.

OURINHOS

Situada às margens do rio Paranapanema, na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná, Ourinhos é importante entroncamento rodoferroviário nacional e polo comercial, médico, de prestação de serviços, cultural e agrícola da região Oeste do Estado, com destaque à sua produção sucroalcoleira. Com uma população aproximada de 106.000 habitantes, aos 94 anos de emancipação político-administrativa, o município localiza-se próximo a grandes centros urbanos, como: Londrina, Maríla e Bauru, distante 380 km da capital do Estado.

ESCOLA DE MÚSICA

A Escola Municipal de Música “Maestro Américo de Carvalho”, que completa 20 anos em 2013, tem matriculados neste ano letivo 438 alunos em diversos cursos de instrumentos e canto coral. Foi da presença desta Escola na cidade que nasceu o Festival de Música. Também possui a Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos (OSIMO), composta por cerca de 85 músicos, regidos pelo maestro Jeferson Bento.

RUMOS

Ao longo de sua história, o Festival de Música de Ourinhos vem procurando se firmar no cenário pedagógico/musical nacional. Na 13ª edição, esse objetivo é renovado com a busca de novos rumos, no sentido de uma reestruturação na oferta de cursos de instrumentos das diversas vertentes musicais, como também no de oportunizar aos alunos da cidade e das diversas regiões brasileiras o contato diário com os mais destacados profissionais da sua área.

POPULAR E ERUDITO

Um das características do Festival de Música de Ourinhos é oferecer cursos e apresentações tanto de música popular quanto erudita. Em 2013, a meta da organização é consolidar nacionalmente essa marca: ser um festival de música que contemple com qualidade as duas vertentes. Por isso mesmo, seguindo a tradição, o FMO homenageará o poeta e compositor Vinícius de Moraes na área popular, pelos 100 anos de seu nascimento, mas também, e pela primeira vez, um compositor de música Erudita, Igor Stravinsky, pelos 100 anos de composição da obra “Sagração da Primavera”.

CURSOS

O quadro pedagógico é composto por 29 músicos/professores. Estão disponíveis 600 vagas para os alunos de todo o Brasil e da comunidade. As atividades didáticas serão desenvolvidas no período matutino, de segunda (22) à sexta (26). No período vespertino acontecerão as práticas coletivas de orquestra, música de câmara, choro, big band, coral adulto (exceto Harmônica e Musicalização, que será de manhã) e 5 master class: Jazz, Piano Erudito, Arranjo e Improvisação, Ritmos e Percussão Brasileiros, e Editoração. No sábado, 27, acontece o concerto de encerramento com a participação dos alunos do FMO.

APRESENTAÇÕES

Além do cuidado com as atividades pedagógicas, o FMO se preocupa com a formação de platéias, ofertando uma grade abrangente de concertos, recitais e shows através de apresentações em praças públicas, igrejas, shopping, terminais de transporte urbano, entre outros espaços públicos.

Tudo isso faz com que, no período do FMO, a cidade de Ourinhos se torne um centro aglutinador das diversas vertentes da boa música.

Também se tornou tradição e marca registrada do FMO a realização de JAM SESSION (antigas canjas) musicais em bares da cidade, após os shows e concertos oficiais.
Em geral, as JAM SESSION (antigas canjas) contam com a participação de alunos e professores de música popular, principalmente jazz e choro.

Navegue por nosso site, confira mais informações e conheça os detalhes do 13º Festival de Música de Ourinhos.

Em nome da Prefeitura Municipal de Ourinhos e da Secretaria Municipal de Cultura, sejam todos BENVINDOS AO 13º FESTIVAL DE MÚSICA DE OURINHOS.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s