13º Festival de #Música de #Ourinhos – 20 a 27 de Julho de 2013

Chegamos à 13ª edição do Festival de Música de Ourinhos, evento organizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Associação de Pais e Amigos da Escola Municipal de Música de Ourinhos.

Este ano, a convite da Secretaria Municipal de Cultura, a direção artística do FMO está a cargo do renomado violoncelista brasileiro, Antonio Lauro Del Claro.

OURINHOS

Situada às margens do rio Paranapanema, na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná, Ourinhos é importante entroncamento rodoferroviário nacional e polo comercial, médico, de prestação de serviços, cultural e agrícola da região Oeste do Estado, com destaque à sua produção sucroalcoleira. Com uma população aproximada de 106.000 habitantes, aos 94 anos de emancipação político-administrativa, o município localiza-se próximo a grandes centros urbanos, como: Londrina, Maríla e Bauru, distante 380 km da capital do Estado.

ESCOLA DE MÚSICA

A Escola Municipal de Música “Maestro Américo de Carvalho”, que completa 20 anos em 2013, tem matriculados neste ano letivo 438 alunos em diversos cursos de instrumentos e canto coral. Foi da presença desta Escola na cidade que nasceu o Festival de Música. Também possui a Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos (OSIMO), composta por cerca de 85 músicos, regidos pelo maestro Jeferson Bento.

RUMOS

Ao longo de sua história, o Festival de Música de Ourinhos vem procurando se firmar no cenário pedagógico/musical nacional. Na 13ª edição, esse objetivo é renovado com a busca de novos rumos, no sentido de uma reestruturação na oferta de cursos de instrumentos das diversas vertentes musicais, como também no de oportunizar aos alunos da cidade e das diversas regiões brasileiras o contato diário com os mais destacados profissionais da sua área.

POPULAR E ERUDITO

Um das características do Festival de Música de Ourinhos é oferecer cursos e apresentações tanto de música popular quanto erudita. Em 2013, a meta da organização é consolidar nacionalmente essa marca: ser um festival de música que contemple com qualidade as duas vertentes. Por isso mesmo, seguindo a tradição, o FMO homenageará o poeta e compositor Vinícius de Moraes na área popular, pelos 100 anos de seu nascimento, mas também, e pela primeira vez, um compositor de música Erudita, Igor Stravinsky, pelos 100 anos de composição da obra “Sagração da Primavera”.

CURSOS

O quadro pedagógico é composto por 29 músicos/professores. Estão disponíveis 600 vagas para os alunos de todo o Brasil e da comunidade. As atividades didáticas serão desenvolvidas no período matutino, de segunda (22) à sexta (26). No período vespertino acontecerão as práticas coletivas de orquestra, música de câmara, choro, big band, coral adulto (exceto Harmônica e Musicalização, que será de manhã) e 5 master class: Jazz, Piano Erudito, Arranjo e Improvisação, Ritmos e Percussão Brasileiros, e Editoração. No sábado, 27, acontece o concerto de encerramento com a participação dos alunos do FMO.

APRESENTAÇÕES

Além do cuidado com as atividades pedagógicas, o FMO se preocupa com a formação de platéias, ofertando uma grade abrangente de concertos, recitais e shows através de apresentações em praças públicas, igrejas, shopping, terminais de transporte urbano, entre outros espaços públicos.

Tudo isso faz com que, no período do FMO, a cidade de Ourinhos se torne um centro aglutinador das diversas vertentes da boa música.

Também se tornou tradição e marca registrada do FMO a realização de JAM SESSION (antigas canjas) musicais em bares da cidade, após os shows e concertos oficiais.
Em geral, as JAM SESSION (antigas canjas) contam com a participação de alunos e professores de música popular, principalmente jazz e choro.

Navegue por nosso site, confira mais informações e conheça os detalhes do 13º Festival de Música de Ourinhos.

Em nome da Prefeitura Municipal de Ourinhos e da Secretaria Municipal de Cultura, sejam todos BENVINDOS AO 13º FESTIVAL DE MÚSICA DE OURINHOS.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s